
Na seletiva que foi ao ar no último sábado (23/05), apareceu um fato que manchou a excelente atração da TV Globo. Luciano leu a palavra “esfoliação”. A candidata de Santa Catarina pronunciou corretamente o vócabulo. Apesar disso, o professor Nogueira revelou que a catarinense errou. O correto seria “exfoliação”. O jurado frisou que a estudante deveria ter solicitado ajuda do júri para entender o significado solicitado, já que as palavras esfoliação e exfoliação possuem o mesmo som, mas com “s” denota algo e com “x” remete a outra. Desde quando os soletradores são obrigados, por regulamento, solicitar aplicação na frase, classe gramatical e significado? A candidata pronunciou uma palavra encontrada no dicionário da Língua Portuguesa. Portanto, ela não errou. Injustiça.
Além disso, a pronúncia das palavras pelo apresentador Huck continua a render comentários nesta terceira temporada. Ele leu a palavra “exsudar” com a diferença entre o “x” e o “s”. Na realidade, o verbo tem a pronúncia “essudar”. Conclusão: passou uma dica valiosa para o candidato que venceu a disputa. Outro vocábulo que derrotou o alagoano Alex foi “helícula”. A pronúncia “helícola” pode ter sido ouvida na pronúncia do Luciano.
Mesmo com as polêmicas, Soletrando 2009 continua sendo um extraordinário quadro. A atração incentiva estudantes de todo o Brasil a estudar e valoriza os alunos mais estudiosos em um meio que vive, cada vez mais, a inversão de valores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário